quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Projeto Mascote da Leitura

Justificativa

            Num mundo onde está prevalecendo o ter, nós educadores precisamos buscar novas maneiras de ensinar a nossos alunos as noções de respeito, amizade, cuidado consigo e com o próximo. Através do mascote da sala buscaremos trabalhar valores como amizade e companheirismo a partir de um bichinho de pelúcia.
Unidos a isso e através da leitura é possível aproximar-se de realidades diferentes daquela em que se vive, experimentar sentimentos e outras vivências subjetivas.  Por isso a importância de inserir as famílias neste processo de descoberta do mundo das letras e imaginação nas quais as crianças estão sendo estimuladas.
            A leitura é fator decisivo de inserção social, pois por meio dela, é possível o acesso a novos conhecimentos, o que enriquece a bagagem pessoal e profissional de qualquer pessoa.


Objetivos

  •   Promover a aproximação entre família e escola.
  •  Explorar a linguagem oral, escrita e artística;
  • Trabalhar com as crianças a construção coletiva, respeito e cuidado com algo que se caracteriza como patrimônio de todos.
  •  Estimular o grupo a ver o mundo como uma construção de responsabilidade de todos.
  • Estimular a prática da leitura, desenvolvendo o gosto e o prazer de ler.
  • Levar os pais a participarem de modo efetivo nesta descoberta do mundo.
  • Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de ideias.
  • Desenvolver noções de responsabilidade e cuidado;
  • Incentivar e promover a afetividade;

  
Estratégias

  • Levar um bichinho de pelúcia para a sala, dentro de uma caixa, para atiçar a curiosidade dos alunos e para que eles primeiro tentem descobrir o que há lá dentro. A ideia é usar qualquer mascote que possa criar um vínculo com as crianças. Após mostrar o mascote, deixar que todos os alunos o toquem para sentir a textura, e explicar que ele será o mascote da turma, apresentando ainda algumas regrinhas de convivência com ele e dizendo que, durante o ano, cada aluno poderá levar o bichinho para casa.
  • Fazer uma votação para escolher o nome do mascote.
  • As segundas, quarta e sextas – feiras, uma criança levará para casa a sacolinha com o livro viajante, o mascote da turma e o diário.
  • O adulto irá ler o livro para a criança e o mascote; a criança ou responsável registrará no diário o passeio com uma fotografia e relato ou um desenho da criança.
  • Roda de conversa, a professora estimulará a criança a falar sobre a história e como foi o passeio na sua casa.
  • No dia da entrega do mascote, na roda de conversa, o professor expõe a página do diário da criança, e o próprio aluno conta como foi a visita do mascote.    
Resultados esperados

  • Desenvolvimento do gosto pela leitura.
  • Que as crianças embarquem na aventura e imaginação de tornar o mascote um membro da turma e viver com ele grandes emoções na viagem em busca do conhecimento.
  • Aprimoramento da linguagem oral.
  • Desenvolvimento da leitura espontânea (brincadeiras, leituras de imagens, estratégia de entendimento).
  • Ampliação do vocabulário (novas palavras e expressões).
Período de execução
  • Durante todo o ano.




MII A - Mascote - Pingo do Mar

MII B - Mascote Pingo de fogo

 
1ª fase A - Mascote - Formiguinha





1ª fase B - Mascote Princesa Paçoca

1ª fase C - Mascote Fofinha

1ª fase D - Mascote Floquinho

1ª fase E - Mascote Pingo de Mar




2ª fase A - Mascote - Fred




2ª fase B - Mascote - Flor

2ª fase C - Mascote Patrick


2ª fase D - Mascote Tic-tac

 


2ª fase E - Mascote - Tiquinho




Um comentário:

  1. somos fabricantes de itens confeccionados em pelucia e caso queiram confeccionar um me consultem Tina Stefanelli Creation 11996571937

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