Justificativa
Num mundo onde está prevalecendo o ter,
nós educadores precisamos buscar novas maneiras de ensinar a nossos alunos as
noções de respeito, amizade, cuidado consigo e com o próximo. Através do
mascote da sala buscaremos trabalhar valores como amizade e companheirismo a
partir de um bichinho de pelúcia.
Unidos a isso e
através da leitura é possível aproximar-se de realidades diferentes daquela em
que se vive, experimentar sentimentos e outras vivências subjetivas. Por isso a importância de inserir as famílias
neste processo de descoberta do mundo das letras e imaginação nas quais as
crianças estão sendo estimuladas.
A
leitura é fator decisivo de inserção social, pois por meio dela, é possível o
acesso a novos conhecimentos, o que enriquece a bagagem pessoal e profissional
de qualquer pessoa.
Objetivos
- Promover a aproximação entre família e escola.
- Explorar a linguagem oral, escrita e artística;
- Trabalhar com as crianças a construção coletiva, respeito e cuidado com algo que se caracteriza como patrimônio de todos.
- Estimular o grupo a ver o mundo como uma construção de responsabilidade de todos.
- Estimular a prática da leitura, desenvolvendo o gosto e o prazer de ler.
- Levar os pais a participarem de modo efetivo nesta descoberta do mundo.
- Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de ideias.
- Desenvolver noções de responsabilidade e cuidado;
- Incentivar e promover a afetividade;
Estratégias
- Levar um bichinho de pelúcia
para a sala, dentro de uma caixa, para atiçar a curiosidade dos alunos e
para que eles primeiro tentem descobrir o que há lá dentro. A ideia é usar
qualquer mascote que possa criar um vínculo com as crianças. Após mostrar
o mascote, deixar que todos os alunos o toquem para sentir a textura, e
explicar que ele será o mascote da turma, apresentando ainda algumas
regrinhas de convivência com ele e dizendo que, durante o ano, cada aluno
poderá levar o bichinho para casa.
- Fazer uma votação para
escolher o nome do mascote.
- As segundas, quarta e sextas – feiras, uma criança levará para casa a sacolinha com o livro viajante, o mascote da turma e o diário.
- O adulto irá ler o livro para a criança e o mascote; a criança ou responsável registrará no diário o passeio com uma fotografia e relato ou um desenho da criança.
- Roda de conversa, a professora estimulará a criança a falar sobre a história e como foi o passeio na sua casa.
- No dia da entrega do mascote, na
roda de conversa, o professor expõe a página do diário da criança, e o
próprio aluno conta como foi a visita do mascote.
Resultados esperados
- Desenvolvimento do gosto pela leitura.
- Que as crianças
embarquem na aventura e imaginação de tornar o mascote um membro da turma
e viver com ele grandes emoções na viagem em busca do conhecimento.
- Aprimoramento da linguagem oral.
- Desenvolvimento da leitura espontânea
(brincadeiras, leituras de imagens, estratégia de entendimento).
- Ampliação do vocabulário (novas palavras e expressões).
- Durante todo o ano.
MII A - Mascote - Pingo do Mar
MII B - Mascote Pingo de fogo
1ª fase A - Mascote - Formiguinha
1ª fase B - Mascote Princesa Paçoca
1ª fase C - Mascote Fofinha
1ª fase D - Mascote Floquinho
1ª fase E - Mascote Pingo de Mar
2ª fase A - Mascote - Fred
2ª fase B - Mascote - Flor
2ª fase C - Mascote Patrick
2ª fase D - Mascote Tic-tac
2ª fase E - Mascote - Tiquinho
somos fabricantes de itens confeccionados em pelucia e caso queiram confeccionar um me consultem Tina Stefanelli Creation 11996571937
ResponderExcluir