quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Projeto e exposição "Turma de esportistas"


Esporte não é apenas competição! Cada vez mais cresce a importância do Esporte como ferramenta de inclusão social. Mostra disso é que o ano de 2005 foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o "Ano do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento", e posterior a esse ano, nos outros que se seguiram, muito se tem pensado sobre os esportes em todas as esferas de desenvolvimento humano e prática cidadã.
Os esportes ensinam valores essenciais de vida, incluindo a autoconfiança, o trabalho em equipe, a comunicação, a inclusão, a disciplina e o respeito. O esporte e também oferece benefícios psicológicos tais como a redução da depressão e o aumento da concentração.
Estas atividades, pelas suas características de brincar e recrear respeitando as individualidades pode ter um impacto positivo sobre a educação infantil, desenvolvendo e promovendo a habilidade de aprender das crianças, aumenta a sua concentração, colabora no seu desenvolvimento global. Considerando que as crianças aprendem muito mais quando estão alegres e ativas.
Sendo o esporte uma linguagem universal, ele pode ser um veículo de promoção da paz, tolerância e entendimento entre as pessoas, os povos e as nações. Pelo poder de levar às pessoas a união além das fronteiras, culturas e religiões, ele pode promover a tolerância e a reconciliação entre os povos.
Em nível de comunicação global, o esporte pode ser utilizado como um efetivo mecanismo de promoção da educação sobre a paz, tolerância e respeito aos oponentes, independente da etnia, cultura religião ou outras diferenças. Isto inclusive faz o esporte uma boa ferramenta para implementar o conhecimento, a compreensão e consciência da coexistência pacífica.

















































Um comentário: